Será que o TikTok vai virar o novo LinkedIn?

As redes sociais dizem muito sobre o perfil das gerações. Vamos retomar aqui algumas relações que foram se formando ao longo do tempo. Enquanto o Facebook é a plataforma preferida da geração X e o Instagram é uma das mais utilizadas pela geração Y, é no TikTok que os jovens da geração Z se concentram.

De olho nesse comportamento, a plataforma de vídeos curtos passou a ser usada por empresas para atingir o público nascido de 1990 até os anos 2000, que formam hoje a nova força de trabalho. Afinal, é lá que eles se expressam, consomem conteúdo e agora, encontram vagas de emprego. 

Isso porque o TikTok se atentou para a oportunidade e lançou um recurso que permite aos usuários participarem de processos seletivos de grandes empresas pela plataforma. 

Será que o TikTok vai virar o novo LinkedIn? Vem saber mais sobre a novidade.

Como funciona o recurso de vagas do TikTok?

A ferramenta chamada de TikTok Resumes ainda está rodando como projeto piloto, mas já começou a movimentar as equipes de recursos humanos, tanto que há uma migração dos recrutadores do LinkedIn para a rede social. 

A ideia do TikTok Resumes é que os usuários façam um vídeo currículo criativo e autêntico, e encaminhe o material pela plataforma para as empresas cadastradas com oportunidades abertas. A sacada é deixar os processos seletivos mais adequados ao comportamento da nova geração e a forma como ela se comunica.

Ainda, o uso da hashtag #tiktokresumes vai permitir assistir os vídeos de outros usuários que também estão “on” no mercado de trabalho.

Para quem o TikTok Resumes foi feito?

O TiKTok Resumes está sendo desenvolvido para conectar a geração Z com oportunidades de trabalho de grandes empresas e com conteúdos sobre carreira profissional que falem a língua dos jovens.

Por outro lado, tem tudo para se tornar mais uma ferramenta dos processos de recrutamento e seleção das empresas é um importante apoio para o time de RH encontrar os novos talentos.

Em quais países já está disponível?

Antes de sair logo gravando vídeos ou inscrevendo a empresa na plataforma, saiba que o recurso ainda está em fase de testes. Atualmente, está disponível para algumas empresas dos Estados Unidos. Entraram nesta onda de testes grandes nomes, como Spotify, e outras empresas que começaram a migrar do LinkedIn para o TikTok para encontrar novos profissionais.

Quando chega no Brasil?

Precisamos ser sinceros. Ainda não há uma previsão de quando a novidade vai chegar no Brasil e no restante do mundo, mas tudo indica que o TikTok está focado neste novo recurso, conta com empresas grandes e parceiras para testar a ferramenta e em breve disponibilizar mais uma forma de aproximar profissionais do mercado de trabalho.

Para fechar, ficou a “pulga atrás da orelha”: será que o LinkedIn vai ser desbancado? O currículo em arquivo de texto vai morrer? Calma! Todos os recursos ainda são válidos e podem ser complementares. 

É importante seguir acompanhando as novidades sem deixar de atualizar seu portfólio, Linkedin ou qualquer outro recurso usado para se candidatar às vagas de emprego.

Aproveite e siga com a leitura aqui no blog com o texto “Perfil campeão: as melhores dicas para LinkedIn.

Simplifique a contratação das melhores pessoas de TI para sua equipe.

Preencha o formulário ao lado, fale sem compromisso com um especialista e faça acontecer com a ajuda da Lisa IT.

Sucesso!

Um dos nossos especialistas entrará em contato com você em breve.

Conversar agora!
💬 Precisando de ajuda?
Oi!👋
Como podemos te ajudar?