Para explicar o que é NFT, reflita: quanto vale a originalidade de uma obra de arte? E se a obra de arte for digital?
A pergunta é pertinente quando se sabe que os colecionadores de arte estão demonstrando interesse pela criatividade da internet. Assim, memes, imagens, gifs e outras mídias digitais passaram a ser alvo dos apreciadores.
Da mesma forma que existe um mercado de olho nos quadros originais de grandes artistas, há um mais recente e atento aos originais digitais, e os NFTs entram neste cenário para garantir e autenticar a originalidade das obras do meio on-line.
O que é NFT?
NFT significa “Non-fungible Token” ou “Token não-fungível”. O nome é um tanto confuso, mas facilita se explicarmos que não-fungível é algo único e que não há nada igual que possa ser trocado pelo mesmo valor. Diferente de uma moeda, na qual 5 de 1 equivalem a 1 de 5, por exemplo.
Por assumir essa característica, não é considerado uma criptomoeda, e sim, um criptoativo.
NFT – o criptoativo das artes
Além de saber que é um criptoativo, é usado no mundo da arte para certificar a originalidade das peças e a propriedade de quem adquire a obra (por isso, também é conhecido por cripto arte).
Assim, o NFT adquire valor e é negociado como investimento financeiro em blockchain, da mesma forma que os bitcoins.
Para que servem as NFT?
O NFT certifica arquivos digitais com um identificador único, o que o torna reconhecido como original e o diferencia das cópias encontradas na internet. Com a certificação, é possível comercializar a propriedade do arquivo original aos colecionadores de arte.
Talvez você esteja pensando na diferença entre ter um meme original e ver a mesma imagem na internet, de graça. A resposta está atrelada à pergunta feita no início deste conteúdo, sobre quanto vale a originalidade. Ter uma tela do Van Gogh original na sua sala é bem diferente de ter uma réplica, ou um poster idêntico à pintura.
Exemplos do uso de NFT
- O meme “Deal With It” (aquele do óculos preto pixelado) foi registrado com NFT, leiloado e vendido por, aproximadamente, US $22 mil.
- A NBA passou a vender fotos e vídeos das melhores jogadas do time de basquete. Ela comercializa um número restrito de cópias digitais certificadas.
- “Overly Attached Girlfriend” virou meme em 2012. A paródia de um concurso lançado pelo cantor Justin Bieber foi colocada em leilão pela menina que protagoniza o vídeo e vendido por US $411 mil.
- Quem não lembra da foto de uma menininha com sorriso sarcástico em frente a um incêndio? O famoso meme foi leiloado e vendido pela própria menina por US $473 mil.
Qual a grande vantagem do NFT?
O NFT garante a autenticidade da obra, a integridade e propriedade do original, tira de cena empresas reguladoras e facilita a negociação de artes digitais. Além disso, é mais uma possibilidade de investimento.
Evidentemente, o mercado de uso do NFT é restrito, e talvez não faça tanto sentido para quem não é colecionador. Porém, por mais que você não se interesse por arte, é importante conhecer a nova tecnologia, assim como a nova opção para investir.
NFT: bolha ou futuro?
Diante dos valores tão altos, alguns especialistas acreditam que o mercado da arte e dos criptoativos NFT podem formar uma bolha financeira, mas que será o início de uma nova forma de comercializar arte na internet, e não o fim do mercado.
Por aqui, nós vamos seguir acompanhando o desempenho dos NFTs, assim como os ativos que estão em destaque no mercado e as novidades tecnológicas. Siga com a gente no nosso perfil do Instagram.