Você se considera um E-Leadership?

Liderança é um dos assuntos de maior interesse para quem comanda equipes. Estar por dentro de metodologias e termos usados no mercado é importante para desenvolver o time e fazer a gestão da equipe.

Neste cenário, surgiu um termo aplicado para gerenciar os colaboradores por meio de recursos tecnológicos, o e-leadership.

Vem saber mais sobre este modelo de liderança, o que significa na prática e vantagens de ser um líder high tech.

O que é e-Leadership?

É a forma de liderar equipes com o uso da tecnologia. Para isso, o gestor usa e-mail, vídeo chamadas, apps de mensagens, espaços virtuais  e outras tecnologias que apoiam o time e que são ferramentas da rotina de trabalho dos colaboradores.

A tradução de leadership significa liderança. Ao levar “e-” na frente do termo, a palavra ganha a associação com inovação e tecnologia, como e-book, usado para livros virtuais e e-mail, para correspondência eletrônica.

É relevante destacar que este tipo de liderança é muito aplicada para gerenciar equipes multiculturais, que desenvolvem suas funções em diferentes lugares, remotamente.

Quais as características do e-leadership?

Porém, para ser um e-leadership não basta usar recursos tecnológicos. A proposta é que com o uso de plataformas e demais ferramentas, o líder desenvolva estratégias que diferenciam o trabalho da equipe e aumentam a produtividade.

Um e-leadership deve ser dedicado para que o fluxo da equipe seja menos hierárquico, mais flexível e tenha abertura para a contribuição ativa de todos os colaboradores.

Gestão mais horizontal

Uma das características do e-leadership é priorizar por uma gestão que seja mais horizontal, menos com menos hierarquia e que atenda o perfil da nova geração, que se expressa de forma mais igualitária, tanto com seus chefes quanto com seus colegas de trabalho.

Aquela sensação de distanciamento entre chefe e o time é reduzida, o papo é reto entre eles e a gestão é mais próxima, sem intermediários ou obstáculos para a interação. Desta forma, quem ocupa a cadeira de boss e tem o perfil de um e-leadership, abre espaços de fala e expressão para todos.

Mais recursos tecnológicos

Plataformas de tarefas, reuniões online, acesso a sistemas e outras práticas apoiam o modelo de liderança focado nos recursos tecnológicos.

Explorar as funcionalidades das ferramentas disponíveis pela empresa, propor novas soluções para aumentar a produtividade e otimizar o trabalho do time são boas práticas para desenvolver uma liderança e-leadership.

Mais flexibilidade

Uma gestão menos hierárquica combina com direcionamentos mais flexíveis, você não acha?

Ter flexibilidade é uma das características do e-leadership, principalmente por ter parte da equipe em trabalho remoto, no home office ou em modelos híbridos. Flexibilidade para fazer reuniões em qualquer lugar, para trabalhar em horários mais alternativos, para negociar novas possibilidades e equilibrar as demandas da empresa com o empenho e bem-estar dos colaboradores.

Incentivo a colaboração

O estímulo à colaboração e interação do time faz parte das atividades de um e-leadership. É papel deste tipo de líder incentivar a troca de informações e conhecimento técnico, criar oportunidades para a expressão da opinião dos colaboradores e estar aberto para ouvir, pensar e repensar estratégias com o grupo.

Para quem o e-leadership é recomendado?

Ser um líder e-leadership é interessante para engajar os colaboradores com o propósito da empresa e com as metas do time com aquela ajuda as ferramentas tecnológicas. Ainda, é um modelo que atende às demandas do perfil das novas gerações, que são menos hierárquicas, exigem uma gestão mais flexível para manterem a motivação e usam e abusam dos recursos tecnológicos.

Também, é usada com frequência para integrar os profissionais da chamada geração Y no mercado de trabalho cada vez mais tecnológico e horizontal. Esta geração, em especial, tem uma melhor experiência com ferramentas que ajudam a entrar “na onda” dos novos colaboradores da geração Z, que já cresceram profissionalmente neste ambiente conectado.

Conte pra gente, você é um e-leadership?

Para atender os requisitos e ser considerado um líder e-leadership, é preciso ter as características apresentadas e focar nelas para que a gestão dos colaboradores seja aspiracional, apresente resultados e garanta o bem-estar de todos.

Retomando: é preciso ser menos hierárquico, mais flexível, estimular a colaboração, e tudo isso, com o uso de recursos e tecnologia.

Se você se percebe como um e-leadership, saiba que esta é uma forma de liderar que está alinhada com as movimentações do mercado, com a nova geração de colaboradores  e com empresas que focam em resultados sem deixar de lado o bem-estar do time e a importância de desenvolver habilidades e novas competências.

Simplifique a contratação das melhores pessoas de TI para sua equipe.

Preencha o formulário ao lado, fale sem compromisso com um especialista e faça acontecer com a ajuda da Lisa IT.

Sucesso!

Um dos nossos especialistas entrará em contato com você em breve.

Conversar agora!
💬 Precisando de ajuda?
Oi!👋
Como podemos te ajudar?