O LinkedIn é a plataforma de networking mais conhecida mundialmente. A proposta de conectar profissionais com empresas cria um ecossistema interessante para ficar por dentro das novidades de qualquer mercado.
Para quem trabalha com tecnologia, a rede é igualmente útil e relevante. Por isso, é interessante manter um perfil atualizado e disponível para interações com colegas, gestores, novas vagas e conteúdo focado na sua área de atuação.
Quer conhecer dicas para LinkedIn direcionadas aos “devs” e outras especialidades de tecnologia? Vem com a gente conferir.
Por que ter um perfil no LinkedIn é importante?
Simples! Lá na plataforma há um universo de profissionais, empresas, recrutadores e muita gente que movimenta o mercado de tecnologia. São mais de 46 milhões de usuários só no Brasil.
Diariamente, são publicados artigos, vagas, novidades, experiências e informações que podem acrescentar na vida profissional de muitas pessoas.
Além disso, ter um perfil no LinkedIn agrega certa credibilidade profissional. Para quem está procurando vagas, é uma excelente forma de mostrar suas habilidades, soft skills, certificações, vivências, cursos e interesses. Esta questão ganha mais importância em tempos que o anywhere office é uma tendência e as relações de trabalho ficam cada vez mais estruturadas no meio digital e a distância.
Pesquisa Opinion Box
Para complementar a importância de ter um perfil na plataforma, acompanhe a pesquisa feita pela empresa brasileira Opinion Box. Ela analisou o comportamento dos usuários do LinkedIn no Brasil e constatou que:
- 61% afirmam usam a rede para procurar vagas
- 51% para ler os artigos
- 48% para ver as publicações no feed 48%
- 46% para curtir os conteúdos de interesse
Como atualizar o perfil e quando?
Se você já tem uma conta na plataforma, ótimo! Caso ainda não tenha, pode fazer de forma mais rápida acessando pela sua conta do Google.
Depois disso, atualize o perfil com suas informações, e preste atenção em alguns detalhes, como:
Tenha uma foto de perfil profissional
Evidentemente, você não precisa usar fotos de terno, com os braços cruzados e alta produção. Mas suas fotos durante as últimas férias, na praia ou no churrasco dos amigos não são as mais adequadas.
Aposte em fotos que mostrem o seu rosto, que tenham naturalidade e demonstrem a sua personalidade profissional.
Capriche no título
Cada perfil do LinkedIn tem um espaço para o título. Nele, o usuário coloca a sua descrição em 120 caracteres. É legal saber que pode ser preenchido de forma automática com a atividade/cargo atual ou personalizado, conforme o objetivo de cada profissional.
Como exemplo, se você é desenvolvedor da Lisa IT, ao fazer seu perfil vai aparecer seu nome e logo abaixo “Software developer – Lisa IT”.
Alguns profissionais preferem destacar suas qualificações no título, e personalizam este campo. Tudo depende do objetivo do usuário.
Como os recrutadores pesquisam?
Não esqueça das palavras-chave. Quem busca por novas vagas amplia suas oportunidades de ser encontrado por recrutadores ao usar no título os termos buscados por quem faz os processos de seleção.
Como exemplo, se você trabalha com experiência do usuário e os recrutadores costumam buscar por “UX design”, inclua esse termo no seu título.
Mantenha o perfil atualizado
Muitas pessoas não conseguem perceber as oportunidades para atualizar o perfil, e essa é uma dica de LinkedIn importante. Ao manter suas informações atualizadas, você aparece com mais frequência no feed, amplia suas conexões, mostra seu interesse, e faz seu perfil ser mais reconhecido.
Fez uma nova certificação? Atualizou os conhecimentos em uma determinada ferramenta? Participou de eventos focados nas suas habilidades? Então, alimente seu perfil e publique as novas conquistas na plataforma.
Siga seus interesses profissionais
Aproveite a rede profissional e siga empresas que te inspiram, tenha afinidade, interesse profissional e sejam relevantes em acompanhar os conteúdos.
Ainda, colegas e profissionais da área são sempre bem-vindos para fortalecer o networking. Palestrantes, empresários e pessoas que possam contribuir com sua carreira profissional também são perfis recomendados para seguir.
Quais as dicas para LinkedIn mais estratégicas?
-
- Experiências: descreva detalhes das suas vivências profissionais de forma clara, resumida e com termos que sejam de interesse dos recrutadores.
- Força do perfil: ao acessar a conta, há um “medidor” de força do perfil, ou seja, um indicador que sinaliza o quão interessante e vendedora está a página do usuário. Algumas dicas para aumentar a força do perfil é completar todas as informações e publicar/interagir com conteúdos relevantes.
- Alerta de vagas: a ferramenta possibilita pesquisar oportunidades de trabalho e ainda criar alertas de novas vagas que combinam com o seu perfil. Assim, você recebe um aviso sobre a oportunidade.
- Personalize sua url: da mesma forma como nos sites, você pode personalizar a sua url do seu perfil no LinkedIn. Use seu nome, especialidade ou termo importante e relacionado com as suas atividades. Além de deixar mais amigável, pode favorecer na hora da busca feita pelos recrutadores.
Como aproveitar as oportunidades do LinkedIn?
Manter o perfil ativo é uma delas. Separe um momento da semana para ver seu feed, interagir, ler artigos de seu interesse e publicar seus conteúdos.
Ainda, a rede profissional possibilita que seus usuários assinem a versão premium para destacar o perfil e ter acesso a funcionalidades exclusivas da ferramenta.
Curtiu as dicas para LinkedIn? Você pode começar a pôr algumas delas em prática agora mesmo. Movimente o seu perfil e siga a Lisa IT na rede profissional. Acompanhe por lá a publicação de conteúdos focados no mercado de tecnologia, crie novas conexões e aproveite as oportunidades.