Top 5 certificações de TI que você precisa ter

O diploma do curso superior não basta para estar no mercado de tecnologia. Para acompanhar as novidades do setor, é recomendado que o profissional tenha certificações.

As certificações de TI servem para validar qualificações importantes para trabalhar com determinadas metodologias, mas também, apoiam os profissionais em outros fatores (os quais você vai descobrir logo abaixo).

Quer saber quais são as certificações mais requisitadas? Confira a lista das 5 que estão bombando e os motivos para você fazer todas ou boa parte delas.

Motivos para fazer as certificações de TI

Claro que você tem bons motivos para deixar as certificações para outro dia e apostar em outras investidas na carreira profissional. Porém, para alertar da importância, vamos listar os principais motivos para você colocar no seu radar as certificações de TI hoje mesmo e priorizar esse hard skill.

 

  • Acesso a novas informações: quem busca fazer certificações novas e renovar aquelas que já fazem parte do seu currículo (ou LinkedIn) recebe informações atualizadas sobre as metodologias e linguagens. É uma das formas de manter o conhecimento em dia.

 

  • Critério de escolha de candidatos: algumas certificações são critérios para definir se o profissional pode participar de um determinado processo seletivo. Ou seja, caso o candidato não tenha a certificação desejada, seu perfil nem é avaliado para a oportunidade em aberto.

 

  • Validação de habilidades técnicas: dizer que sabe trabalhar ou que é expert em uma metodologia, por muitas vezes, não é o suficiente. As certificações ajudam a chancelar o conhecimento do profissional e comprovar para qualquer empresa o seu conhecimento. Vale lembrar que muitas delas são válidas internacionalmente.

 

  • Ampliação de um networking direcionado: ao fazer certificações e manter a atenção naquelas mais focadas na área que você atua, é um dos caminhos para ter contato com outros profissionais que trabalham com as mesmas tecnologias e métodos que você. Assim, você pode aumentar sua rede de contatos e trocar experiências, dicas e soluções associadas a certificação em pauta.

As 5 certificações de TI mais requisitadas

Existem inúmeras certificações de TI, certo? Contudo, há algumas delas que são mais conhecidas, solicitadas e necessárias para atuar no mercado de tecnologia.

Confira se todas elas já fazem parte do seu currículo:

1. ITIL – Information Technology Infrastructure Library

É uma das certificações mais solicitadas, e é ideal para quem tem interesse em cargos de gestão de TI, foco em questões relacionadas com a produtividade e outros fatores que impactam no gerenciamento das equipes.

Muitas empresas contratam apenas profissionais com esta certificação para funções mais estratégicas e que acarretem posições de liderança e gerenciamento.

2. COBIT – Control Objectives for Information and related Technology

Mais uma certificação que ajuda a preparar os profissionais de TI para a gestão dos setores de tecnologia: a COBIT é uma certificação focada em governança. Por isso, quem trabalha com cibersegurança ou auditoria costuma fazer a certificação e incrementar suas habilidades.

3. AWS – Amazon Web Services

A gigante do e-commerce também é grandiosa no segmento “cloud computing”, por isso, disponibiliza a certificação AWS. Quando comparada com as certificações anteriores, a Amazon Web Services tem outro foco: é direcionada para desenvolvedores, arquitetos de dados e profissionais que trabalham com computação na nuvem.

4. Certificações para a LGPD  –  Lei Geral de Proteção de Dados

Com a entrada efetiva da LGPD nos últimos anos, as empresas passaram a investir e a ter uma gestão criteriosa e atenta das informações de seus clientes.Diante disso, muitos profissionais de TI correram atrás de certificações que validem habilidades importantes para novas exigências do mercado.

Um exemplo é o “encarregado pela proteção de dados”, cargo atribuído para o profissional responsável pela comunicação entre a empresa, usuários e a Autoridade Nacional de Proteção de Dados (ANPD).

Para esta nova atribuição, é indicado que o profissional faça certificações, como:

 

  • Information Security Foundation (IFSF);
  • Privacy & Data Protection Foundation (PDPF);
  • Privacy & Data Protection Practitioner (PDPP);
  • Privacy & Data Protection Essentials (PDPE).

 

5. CISSP – Certified Information Systems Security Professional

A CISSP é altamente recomendada para quem trabalha com cibersegurança. É considerada uma certificação importante para profissionais com experiência e de nível avançado. Além de chancelar a capacidade técnica para combater ataques no meio online, os profissionais que fazem esta certificação também costumam atuar no desenvolvimento de softwares, apps e soluções de cloud computing.

 

E você? Já fez alguma das certificações de TI citadas neste post? Organize sua agenda, suas prioridades e foque naquelas que agregam conhecimento e novas técnicas na sua carreira, assim como as mais solicitadas pelo mercado.

Para seguir acompanhando o que é novidade em tecnologia, siga o nosso perfil nas redes sociais.

Simplifique a contratação das melhores pessoas de TI para sua equipe.

Preencha o formulário ao lado, fale sem compromisso com um especialista e faça acontecer com a ajuda da Lisa IT.

Sucesso!

Um dos nossos especialistas entrará em contato com você em breve.

Conversar agora!
💬 Precisando de ajuda?
Oi!👋
Como podemos te ajudar?