Profissões em alta na área de TI para 2021

Talvez você não saiba em números, mas imagina que o mercado de TI foi um dos poucos que cresceu em 2020, certo? Em uma matéria divulgada na Revista Exame, o setor apresentou crescimento superior a 12% este ano.

Somado a isso, uma pesquisa feita com executivos de diversos países europeus apontou que 52% das empresas pretendem aumentar o investimento em transformação digital. Isso impacta diretamente no mercado de TI e em novas oportunidades para os profissionais.

Ainda, as maiores tendências mundiais impulsionam o surgimento de novas atividades relacionadas a tecnologia, e apontam para as profissões que vão bombar em 2021 e nos próximos anos.

15 profissões emergentes

Segundo o levantamento feito pelo LinkedIn, as profissões que se destacaram em 2020 e tem tudo para movimentar o mercado de 2021 são as listadas abaixo, acompanhadas dos percentuais de crescimento médio anual.

 

  1. Gestor de mídias sociais: 122%
  2. Engenheiro de cibersegurança: 115%
  3. Representante de vendas: 109%
  4. Especialista em sucesso do cliente: 79%
  5. Cientista de dados: 78%
  6. Engenheiro de dados: 75%
  7. Especialista em Inteligência Artificial: 73%
  8. Desenvolvedor em JavaScript: 72%
  9. Investidor Day Trader: 69%
  10. Motorista: 68%
  11. Consultor de investimentos: 61%
  12. Assistente de mídias sociais: 60%
  13. Desenvolvedor de plataforma Salesforce: 58%
  14. Recrutador especialista em Tecnologia da Informação: 56%
  15. Coach de metodologia Agile: 53%

 

Assim, não é de se estranhar que as profissões listadas, na sua maioria, estão relacionadas com tecnologia, sendo 9 delas associadas à área de TI.

Tendências tecnológicas

Além de darem uma previsão do que está por vir, as tendências indicam novas profissões e atividades que serão desenvolvidas para atender as demandas futuras. Para quem é profissional da área de TI e procura saber quais serão as profissões em alta, uma dica importante é ficar de olho nelas:

  • cibersegurança;
  • engenharia de inteligência artificial;
  • nuvem distribuída;
  • hiperautomação;
  • internet do comportamento;
  • consolidação do UX como pilar estratégico.

Profissões em alta na área de TI em 2021

  • Especialista em transformação digital: o boom da transformação digital está exigindo profissionais com conhecimento afiado sobre o assunto para implementar processos de digitalização e acompanhar as mudanças na empresa.
  • Arquiteto de segurança: o compartilhamento e a segurança de dados já uma pauta fixa na gestão das empresas. Com ela, surge a necessidade de profissionais altamente especializados, que simulem ataques de hackers e saibam como manter a segurança cibernética da empresa em qualquer circunstância.
  • Cientista de dados: a disseminação de ferramentas, como o BI, tornou amplamente conhecida a profissão do cientista de dados, a qual só tende a crescer e ganhar importância cada vez mais estratégica na empresa.
  • Desenvolvedor de dispositivos wearables: a profissão veio movimentar o mercado têxtil. Isso porque este tipo de desenvolvedor cria protótipos e desenvolve produtos de vestuário com dispositivos tecnológicos aplicados.
  • Engenheiros de inteligência artificial: desenvolve projetos e criar objetos que usam IA para resolver problemas e de forma automatizada.

 

Por fim, agora que você está por dentro das profissões em alta para 2021 e os destaques do mercado de TI para o próximo ano, esteja atento às oportunidades. Veja as vagas de TI em aberto no site da Lisa IT, faça seu cadastro e dê um passo a mais na sua carreira profissional em 2021.

Simplifique a contratação das melhores pessoas de TI para sua equipe.

Preencha o formulário ao lado, fale sem compromisso com um especialista e faça acontecer com a ajuda da Lisa IT.

Sucesso!

Um dos nossos especialistas entrará em contato com você em breve.

Conversar agora!
💬 Precisando de ajuda?
Oi!👋
Como podemos te ajudar?