A urgência em preencher as vagas do time de tecnologia é motivada por diversas situações, como a alta demanda de novos projetos ou a necessidade de investimentos em novas tecnologias como um ponto de atenção fundamental para o crescimento das empresas. A verdade é que, muitas vezes, a busca por profissionais qualificados confronta com a pressa do gestor de TI.
Além disso, alguns fatores podem somar para que o processo seletivo de TI seja mais demorado, e são eles que vamos listar aqui. Logo, se você quer acelerar o recrutamento de profissionais de TI, deve evitar as situações abaixo:
Busca em locais equivocados
Preste atenção em quais canais as vagas do time de TI estão sendo divulgadas. Verifique em parceria com a equipe de RH se são as plataformas, sites e estratégias mais adequadas para atingir o público certo.
Nesta ocasião, é sempre importante lembrar das plataformas especializadas para profissionais de TI.
Perfil da vaga sem direcionamento
A vaga de TI vai ser publicada? Uma dica para os gestores é verificar se a descrição e o direcionamento estão bem definidos e explicados. Tenha em mente que de nada adianta divulgar uma vaga sem apontar quais serão as tecnologias que serão usadas, por exemplo.
Uma vaga sem direcionamento ou muito ampla pode trazer candidatos completamente fora do perfil desejado, e ocasionar perda de tempo para todos.
Qualificação muito específica
A gente sabe que quando a vaga tem um nível de exigência mais alto ou muito específico, naturalmente, o número de candidatos fica menor, além de correr o risco de ser um processo seletivo mais demorado.
Nestes casos, sugira ao RH a contratação de serviços que facilitem e acelerem a busca pelo profissional mais adequado, como o serviço de hunting.
Ainda, avalie se é interessante desenvolver novas habilidades e preparar um profissional que não tenha todas as qualificações para a vaga. Apostar nele para que, futuramente, ele corresponda ao perfil desejado, também é uma alternativa (porém, mais demorada).
Falta de estratégia para absorver novos colaboradores
Para acelerar o recrutamento de profissionais de TI é pertinente ter uma estratégia previamente montada para absorver os novos do time. Isso inclui recursos, estrutura, processo de onboarding completo e treinamento. Tudo organizado e padronizado para dar ritmo à chegada dos novos profissionais e otimizar o processo de integração.
Uma sacada é estar à disposição da equipe de RH para aprimorar, cada vez mais, a estratégia para absorver novos profissionais.
Estrutura física limitada
Se as novas contratações do time não estão saindo do papel por falta de estrutura física, há alternativas para acelerar o recrutamento de profissionais de TI e não deixar os projetos pararem por isso.
Neste sentido, o formato home office é uma prática que já era muito utilizada na área de tecnologia, antes mesmo de virar a solução dos problemas de muitas empresas em 2020.
A verdade é que a prática caiu no gosto de boa parte dos trabalhadores do mundo, tanto que em uma pesquisa divulgada na Revista Forbes, 52% dos profissionais entrevistados estão dispostos a trocar de emprego para manter o home office.
Outsourcing
Ainda, terceirizar a contratação de profissionais para atender projetos mais urgentes é uma opção para quem não tem como absorver novos funcionários. O outsourcing é indicado em casos como esse, e pode ser customizado conforme a realidade de cada empresa.
Dicas para acelerar o recrutamento de profissionais de TI
Se você é gestor de TI e tem interesse em acelerar o recrutamento do time, aqui vão algumas dicas que você pode aplicar para dar um gás no processo seletivo da sua equipe.
- Estar do lado do time de RH: uma contratação de sucesso precisa atender os requisitos técnicos e comportamentais da empresa, não é mesmo? A equipe de RH é fundamental para o processo seletivo, e o gestor deve se posicionar como parceiro, e facilitar para que a contratação seja a escolha certa.
- Divulgar nos lugares certos, para as pessoas certas: participe da estratégia de divulgação da vaga com o time de RH e reforce anúncios nos canais exclusivos de profissionais de tecnologia, por exemplo. Apresente plataformas, ferramentas e canais que o RH pode usar para ampliar a divulgação, sem perder o foco da vaga.
- Experimentar o hunting para contratações pontuais: converse com o RH e veja a possibilidade de contratar um serviço especializado para encontrar um perfil muito específico ou altamente qualificado. Reforce as vantagens e como o hunting pode acelerar a contratação.
- Apostar em novas soluções, como outsourcing: a estrutura não suporta novos colaboradores? O RH precisa reduzir custos? Não há tempo para contratações? A dica é recorrer ao outsourcing e terceirizar a contratação de profissionais. Sugira ao RH e acompanhe este processo.
- Contar com ajuda especializada: indique empresas especializadas em vagas e profissionais de TI ao time de RH e mostre como há possibilidades para acelerar a contratação e otimizar o trabalho de todos.
Por fim, que tal indicar a Lisa IT? Com a contratação de uma empresa focada em recrutamento de profissionais de TI, é possível acelerar o processo seletivo e escolher os candidatos mais preparados para a oportunidade em aberto.