Preste atenção neste dado: 52% dos profissionais estão dispostos a trocar de emprego para seguir trabalhando home office. Foi exatamente isso que você leu! Mais da metade dos profissionais pesquisados no levantamento feito pela Salesforce tem a intenção de trocar de empresa para seguir em casa.
Esta informação abre brechas para muitos questionamentos relacionados à gestão da equipe. Por mais que o trabalho remoto seja uma prática conhecida na área de tecnologia, atualmente, ele virou um critério. Assim, as empresas atentas às tendências do mercado estão adaptando suas ferramentas de gerenciamento para seguir com a produtividade em alta e a motivação da equipe em dia.
Para ajudar a gerenciar a equipe de TI que está trabalhando home office, selecionamos dicas importantes. Acompanhe!
Hacks para gerenciar a equipe em home office
Como manter a equipe em sintonia, com bom desempenho e motivada de casa é um desafio que muitos gestores estão aprendendo a lidar. Veja as dicas que ajudam neste processo.
Comunicação
Se ela já é importante quando a equipe está no mesmo ambiente, imagine quando cada um dos colaboradores está em um local diferente? A comunicação precisa ser horizontal, clara e constante.
Apostar em ferramentas específicas para a comunicação com a equipe, como o Slack e Google Meeting, organiza o fluxo das informações e evita misturar assuntos pessoais com os profissionais.
Ajuda especializada
Quem é gestor deve saber que com a chegada da pandemia, alguns profissionais surgiram no mercado para organizar a nova dinâmica de trabalho remoto. Diante disso, as empresas com o olhar afiado para a produtividade contratam pessoas que fazem o meio de campo operacional das demandas, enquanto os gestores seguem o com foco nas estratégias.
Atenção à saúde mental
Empresas mais antenadas ao bem-estar dos profissionais sabem a importância de ajudar a manter a saúde mental do time em plenas condições. Por mais que a empresa disponibilize planos médicos, é importante ter ações mais ativas neste momento.
Promover práticas de mindfulness é uma boa pedida, assim como mensurar o clima organizacional diariamente.
Acompanhamento de métricas e cronogramas
Estabeleça ferramentas e métricas para acompanhar o desempenho do time. Somado a isso, identifique etapas que estejam travando processos, dificuldades e prioridades que merecem atenção. Reuniões rápidas, rotineiras e aplicativos colaboram para o acompanhamento das tarefas.
Promova interações
Como o tempo dedicado ao trabalho costuma tomar boa parte das horas do dia, vale a pena manter a conexão da equipe e incentivar momentos de troca entre os colaboradores. Entrou gente nova no time? Que tal promover encontros online com os demais? O acolhimento e a interação são importantes para impulsionar a motivação e a sintonia.
Seja um exemplo
Se no dia a dia, o seu contato é centralizado em alguns colaboradores, amplie as suas conexões. Como gestor, é importante que você dê o exemplo e se mostre próximo de todos na equipe. Convide outros profissionais para contribuírem com os projetos, entre em contato para saber como as tarefas estão andando, e esteja a disposição para orientar e apoiar.
Dar o exemplo faz com que as pessoas entendam o andar da gestão e estejam mais engajadas e abertas com o propósito.
Mostre confiança
Diante de uma equipe formada por analistas, desenvolvedores e profissionais qualificados, você deve confiar no time, mesmo que remotamente, e demonstrar essa relação.
O home office incentiva a autogestão dos profissionais, mas eles precisam estar seguros para desenvolver o trabalho sem situações de estresse e alinhados com as expectativas da empresa. Evidentemente, acompanhar de perto e vivenciar momentos mais tensos fazem parte da rotina corporativa, mas uma equipe confiante e com respaldo tem tudo para performar melhor enquanto está trabalhando de casa.
O home office veio para ficar?
Tudo indica que sim! O formato de trabalho remoto apresenta vantagens para a empresa e para os profissionais que foram sendo descobertas e sendo confirmadas no “andar da carruagem” de 2020.
Assim, por mais que a empresa tenha a necessidade de adequações, os benefícios precisam ser citados, como:
Para empresas
- Economia com encargos, estrutura, custos.
- Otimização de atividades.
- Motivo para retenção de profissionais.
- Maior produtividade.
- Incentivo à inovação e soluções tecnológicas para o gerenciamento.
- Redução de desperdícios.
- Contratações sem limitações geográficas.
Para o profissional
- Qualidade de vida.
- Autonomia
- Autogestão.
- Otimização do tempo.
Por fim, um ponto fundamental para gerenciar a equipe de TI que está trabalhando home office é o perfil dos profissionais. É interessante que eles tenham aderência com a dinâmica de trabalho e com a cultura da empresa.
Siga com a leitura aqui no blog e entenda a importância do time para os resultados.