Se você está em uma posição de liderança, sabe a relevância de estar conectado com o seu time para alcançar os resultados esperados. Nesse caminho surge a importância de formar um grupo que olha além dos conhecimentos técnicos, as softs skills de cada um e o potencial de desempenho.
Assim, a gestão de TI precisa estar atenta aos fatores que impactam a performance da equipe, assim como às alternativas para montar um time de sucesso, como os serviços de outsourcing e hunting.
A importância da equipe na gestão de TI
A equipe é fundamental para ter uma gestão eficiente. Essa é uma afirmação para os mais variados setores, mas na área de TI é ainda mais explícita a performance da equipe diante dos resultados do próprio time e da empresa.
Por isso, neste post você vai conferir os principais fatores que reforçam a importância da equipe de TI, e dicas de como você pode promover a alta performance do seu time.
Produtividade
Produtividade é um dos grandes desejos de todos os gestores. Usar o mínimo de tempo e recursos possíveis para realizar uma tarefa é algo que milhões perseguem. Pelo menos é isso que diz as buscas no Google. Existem 15 milhões de resultados sobre “como aumentar a produtividade”.
Nesse momento, listas e receitas prontas não faltam, mas quando o assunto é tecnologia o melhor mesmo é olhar para as metodologias ágeis, que fazem parte da rotina de gestores de TI e são fundamentais para acompanhar o time e o desenvolvimento de projetos.
Ocupação x Produtividade
Ainda, é importante destacar que uma equipe ocupada difere de uma equipe produtiva. Uma matéria publicada na Harvard Business Review destaca que muita ocupação pode influenciar negativamente a produtividade. Por isso, é importante observar além da quantidade de tarefas e focar no desempenho da equipe para atingir bons resultados.
Cultura de inovação
Se a inovação é importante em qualquer área, para a gestão de TI ela é primordial. Por ser um setor que entrega soluções, a inovação precisa fazer parte da equipe. Assim, contar com um time que tenha um perfil inovador é importante para instigar a cultura da inovação no dia a dia, e desta forma, melhorar o desempenho da empresa.
Estratégia de inovação
Em um artigo publicado na Revista Época Negócios, a equipe de profissionais tecnológicos é apresentada como um dos pilares para construir e manter a estratégia de inovação nas empresas. Por conhecerem tecnologias e tendências, são peças fundamentais para desenvolver novas oportunidades e emplacar a inovação como um diferencial competitivo.
Liderança
O segredo de um trabalho em equipe muitas vezes está na atribuição de responsabilidade ao invés de delegação de tarefas. Se você tem mapeados os profissionais com perfil de liderança, saiba que esse é um passo importante para desenvolver a equipe de TI e melhorar o seu gerenciamento.
Novos desafios para todos
Ao identificar líderes, você impulsiona a autogestão, distribui melhor as demandas, além de aumentar a autonomia do time e a capacidade de resolver problemas. Assim, você prepara a equipe para assumir novos desafios enquanto amplia e otimiza a sua gestão.
Equipe de alta performance
Uma equipe de alta performance está sempre comprometida com os resultados. No entanto, cada setor tem suas KPI’s para mensurar o rendimento de suas equipes. Por exemplo, se para um time comercial, os resultados estão no aumento das vendas, para o de TI, a performance pode estar vinculada às entregas no menor prazo.
Além disso, encontrar profissionais comprometidos e que atendam necessidades técnicas e comportamentais para potencializar a performance é um desafio para muitas empresas.
Em uma pesquisa publicada na Revista Você S/A, as empresas participantes disseram que as maiores dificuldades da contratação no mercado de TI é que os candidatos não preenchem os requisitos técnicos (66%) e a falta de profisionais com competências comportamentais (52%).
Neste contexto, surge a dúvida de como montar uma equipe de TI de alta performance. Aqui vão algumas dicas:
Faça um processo seletivo especializado e conte com parceiros focados em TI para encontrar o profissional adequado.
Trace metas e objetivos bem definidos para todos do time. Mantenha o acompanhamento por KPIs, métricas e índices de produtividade.
Invista em treinamento e desenvolvimento, tanto técnico quanto comportamental.
Dê e receba feedbacks. Esclareça os pontos positivos, negativos e alinhe as expectativas entre a empresa e o profissional.
Incentive a autogestão sem abrir mão da supervisão.
Promova canais de diálogo, de compartilhamento de informações e troca entre a equipe.
Considere o outsourcing para potencializar o time com uma equipe terceirizada e especializada para suprir suas demandas.
Experimente o serviço de hunting e encontre profissionais qualificados e de alta performance para ajudar a tracionar as entregas do time e elevar a qualidade.
Para encerrar, a gente sabe que orquestrar a gestão de TI não é uma tarefa fácil, mas ela pode ser melhorada ao lado de um time com bom desempenho.
Assim, para encontrar os melhores profissionais, lembre que tudo começa na contratação. Por isso, aposte em parceiros especializados na área TI para montar a sua equipe, como a Lisa IT.
Desta forma, você otimiza o processo de recrutamento, garante um onboarding completo e acompanhamento do time. Tudo isso por quem é especialista em equipes de tecnologia e oferece os melhores serviços para conectar profissionais de TI com empresas e gestores.